shared items

Saturday, April 16, 2005

RISCO GLOBAL



Os mercados financeiros internacionais parecem contaminados por uma onda de pessimismo, antecipando uma possível desaceleração da economia americana e, por conseguinte, mundial. As cotações nas Bolsas de Valores dos EUA acumulam desvalorização nos primeiros meses do ano devido à perspectiva de queda nos lucros das corporações e de elevação da taxa de juros de curto prazo pelo Fed (o banco central norte-americano).
O FMI projetou uma redução no crescimento global de 5,1% em 2004 para 4,3% em 2005, em decorrência da alta do preço do petróleo, que persiste acima de US$ 50 o barril.
Na verdade, algumas regiões já desde o ano passado vêm apresentando perda de dinamismo. O Japão teve crescimento negativo no segundo e terceiro trimestres de 2004. No quarto trimestre, o país ficou estagnado: cresceu apenas 0,1%, com deflação de 0,4%. Os países da área do euro, por sua vez, sofreram desaceleração de 0,7% no primeiro trimestre de 2004 para 0,2% no quarto.
Esses dados parecem refletir a continuidade do padrão de crescimento dos anos 1990. Por um lado, a Europa e o Japão enfrentam dificuldades para sustentar um crescimento razoável, sobretudo em decorrência da valorização de suas moedas em relação ao dólar. Por outro lado, os Estados Unidos e a China lideram a expansão mundial, estimulando os países em desenvolvimento exportadores de alimentos e matérias-primas, como o Brasil.
O risco está na eventual configuração de um desaquecimento dessas duas "locomotivas". Nesse caso, os países emergentes poderiam enfrentar dificuldades, devido à queda nas exportações e nas cotações das commodities. Isso poderia recolocar a necessidade de financiamento externo a taxas de juros crescentes. A economia brasileira poderia sofrer uma reversão no processo de valorização do real, com impacto negativo sobre a inflação, a taxa de juros e as finanças públicas.

Folha de S.Paulo - Editoriais

No comments:

Blog Archive