shared items

Monday, April 18, 2005

Arnaldo Jabor: Virgens no bordel ou prostitutas puras


Olho os jornais com desesperança e não vejo notícia que me console. Parece que leio um boletim médico onde os sintomas do país se agravam, levando à falência múltipla dos órgãos. E ninguém toma uma providência diante dos desacertos dessa estranha Era Lula? Quando ele foi eleito, fiquei com medo de rupturas neoleninistas que nos levariam a um brejo deslumbrante. Mas, quando vi a economia comandada por um homem sensato, quando vi os ministros bons (os "canalhas neoliberais") e o Lula demonstrando sensibilidade para negociar, pragmático e inteligente, sosseguei. E torci pelo governo do PT, acreditando numa social-democracia mais "metalúrgica" e até mais "militante" do que a dos tucanos.

Mas, aí começaram os indícios de uma patacoada que foi piorando. Primeiro, foram os quatro "babás" aporrinhando com clamores leninistas, em uníssono com os babacas intelectuais, depois as gafes do Dirceu que eu considerava um bom articulador mas que resultou num bolchevista sem causa, depois picuinhas estudantis sem fim com o Lula dançando xaxado de boné, até que hoje abro os jornais do dia e vejo:

José Genoíno e Stédile abraçados, sorrindo como dois guerrilheiros, com o MST dentro do gabinete do Palocci, rindo de pernas para o ar; leio que os gastos com o INSS crescerão 50 bilhões; vejo que foram contratados mais 40 mil funcionários; vejo que o Severino, essa maldição que o PT criou por incompetência, está beijando o filhinho, com seus 300 peões querendo mudar até o mapa do Brasil, criando novos territórios para roubar; vejo que a carga tributária aumentou e o investimento público caiu pela metade nos dois últimos anos; vejo que a Lei de Responsabilidade Fiscal continua sob ameaça, depois da manobra para favorecer Marta Suplicy; vejo que o espantoso escândalo do "fazendeiro-do-ar" Romero Jucá, suspeito de 16 acusações horripilantes, continua intocado, pois o governo precisa do PMDB para reeleger o Lula; vejo o Lula vestido de rei em Gana, pedindo perdão pelos escravos que os próprios "sobas" africanos vendiam para os portugueses; vejo o Rio se dissolvendo em lama e balas e corrupção, sem haver um só plano contra a violência; vejo o porteiro de sauna gay Hugo Chavez criando uma milícia revolucionária sob os olhos meigos de Lula; vejo que o Dirceu quer construir a monstruosa Angra 3, atentado à economia e à ecologia; vejo, vejo, mas o que me assusta, na condição de bisneto de profeta árabe, são sintomas de um naufrágio que crescem como fungos na paisagem política. Alguma coisa essencial está fazendo água nesse governo. Já dá para ouvir a ouverture da ópera bufa, a volta da tradicional maldição do "Mesmo", a grande empada maldita de detritos patrimonialistas que clama pela volta do Atraso descarado que odeia projetos racionais, sejam eles do PT ou do PSDB, que deseja a geléia geral.

O governo Lula tenta trabalhar dentro desse cenário "possível", como fez FHC. Só que FHC foi mais paciente e respeitou a força da sordidez nacional. Lula respeitou menos, assediado por eternos bolchevistas, ignorantes e ambivalentes que nunca entenderam que uma política progressista no Brasil consiste em combater o aparelho oligárquico-corrupto de 500 anos e não ficar fazendo bravatas sobre lutas de classes. O lado bolchevista do governo Lula não entende que ser "de esquerda" no Brasil é combater o Estado gastador, destroçar a burocracia, o clientelismo, a estrutura política arcaica. Nada mais. Mas continuam disfarçados de "democratas", usando todos os cacoetes da velha tradição comuna . A aliança do PT com "partidos burgueses" sofre do autoritarismo dos que acham que podem mergulhar na sacanagem sem se sujar, por serem de "outra cepa". Como já falei aqui, se antes eram "virgens no bordel", agora se acham "prostitutas puras".

Isso leva a política do PT a um descaro com alianças e conchavos. Isso leva o PT a um desprezo pela democracia "burguesa" que resulta igual ao desprezo que a direita do Atraso tem pela democracia. A vitória de Severino não foi apenas uma estupidez política, foi também o clamor do Atraso para voltar à tona. Estão eufóricos e obscenos, festejando: "Se eles são como nós, então todos nos locupletaremos!".

A vergonhosa persistência em ignorar o caso de Romero Jucá pode até agradar ao PMDB, mas certamente leva a opinião pública a ter nojo desta fase "pornô" do PT.

Por que não o pau na mesa? Quando Lula se recusou a mudar o ministério diante da chantagem do Severino, ele ganhou muito mais pontos do que se submetendo ao jogo sujo. Mais dignidade, PT! Os canalhas temem a opinião pública. Claro que para governar há que usar o mundo possível do Atraso para conseguir vitórias administrativas, mas o governo Lula não entendeu direito esse "uso" e pega as doenças daqueles que quer seduzir.

O PT no poder confunde democracia com frege burguês porque, no fundo, acha que haveria "algo maior" a fazer, além da administração do país, essa tarefa "menor". O PT está desmoralizando a democracia por desapego a ela. Os velhos bolchevistas cresceram com o sonho de serem lênines com bandeiras vermelhas e se sentem diminuídos tendo que fazer contas. Sonharam com o poder épico e odeiam as mangas de lustrina do contador. Diante de tantas soluções micro, soluções possíveis, parciais, ficam esperando a chegada de um destino maior: "Ah... não podemos consertar estradas sem antes consultar as bases da sociedade..."

E, enquanto perdem tempo com besteiras ideológicas, enquanto conchavam alianças sem saber para quê, sem projetos, além da reeleição, as forças das oligarquias se organizam. Os "garotinhos" do Mal já espreitam, os 300 moleques do "exército severino" já treinam em ordem unida. Não querem mais ser tenentes do capitão Lula. Quércia já saiu da toca. Querem a liderança da velha zorra, querem a volta dos tempos do galinheiro, da democracia de boca.

Como escreveu Shakespeare, "something wicked this way comes!" Tradução: "Vem merda aí!"

Já imaginaram se não existisse o Palocci?
O Globo

No comments:

Blog Archive