shared items

Monday, August 08, 2005

Tudo o que o PT tem a dizer


Como não dá para desconhecer que está no centro da crise, o PT diz qualquer coisa a respeito - mas nada de substantivo. Seguem os trechos mais significativos da resolução  aprovada pelo Diretório Nacional do PT no último sábado:

 

* "Neste momento, devemos inaugurar um período de reorientação, de que dependerá o futuro do nosso partido — o que passa necessariamente por um processo que pode ser chamado de refundação, com a criação de novas formas de procedimentos internos, de cuidado redobrado com as relações que estabelece e de apartação das finanças partidárias das contas de campanha, além de uma reflexão sobre o programa e estratégias partidárias;

 

* "O PT e os petistas tiveram e têm um papel fundamental na construção da democracia brasileira, na criação de um tecido social firme, que impede qualquer tentativa de desestabilização das instituições democráticas, e na afirmação da ética como premissa para o exercício saudável da política;

 

* "O que está em jogo hoje, portanto, além da apuração da verdade sobre fatos denunciados, é a continuidade de um projeto democrático de esquerda que promove avanços sociais e políticos e que busca superar anos e anos de injustiças e privilégios.

 

* "Mas o PT não pode deixar de assumir seus erros. E entendemos que a atual crise política — e o futuro do próprio partido — só terá uma solução positiva se, além das investigações isentas e transparentes, da reestruturação partidária interna e da punição de eventuais culpados, o Congresso Nacional realizar uma ampla reforma política e eleitoral;

 

* "O PT defende a apuração rigorosa e as punições, inclusive no âmbito partidário, daqueles que colocaram em risco o patrimônio político acumulado pelo PT e pela esquerda brasileira. Mas o PT não aceita, e denuncia, as estratégias oportunistas da direita que quer usar esse processo para abreviar o mandato popular, legal e legítimo, do presidente Lula.

 

* "Não somos ingênuos a ponto de pensar que todas as denúncias que circulam pela imprensa visam combater a corrupção. Combinada com essa sadia possibilidade democrática, também está em curso um processo difamatório montado contra a totalidade do PT e suas lideranças e contra o governo e seus representantes, que visa aniquilá-lo como via democrática para o resgate das esperanças populares. Este processo, apoiado em nossos erros, pretende retirar o partido da cena pública e inviabilizar esta parte da esquerda brasileira que construiu o Partido dos Trabalhadores.

 

* "O PT rejeita, ademais, as teses de blindagem da economia, pela via do aumento do superávit primário, o que geraria maiores restrições orçamentárias. O que protege a economia são bons fundamentos e crescimento econômico. A execução orçamentária do governo federal precisa ser acelerada, pois as demandas sociais devem ser atendidas pelos bons programas sociais acima citados.

 

* "É hora de transitarmos para um modelo de desenvolvimento com estabilidade e altas taxas de crescimento, distribuição de renda e aceleração na criação de empregos, com fortes investimentos públicos para dar suporte a um processo de inclusão e recoesão social do país. O Brasil está forte para liberar-se das amarras que a ortodoxia tem imposto aos países endividados."

No comments:

Blog Archive