shared items

Tuesday, December 27, 2005

VALDO CRUZ Missão impossível

FOLHA
BRASÍLIA - O governo Lula vai mudar sua estrutura de comunicação no próximo ano. Descobriu que se comunica muito mal. É a desculpa de sempre de todos os governos quando se sentem acuados.
Não que seja uma inverdade. É fato que esse governo é ruim de comunicação -marca da administração petista desde seu início, a despeito dos elevados gastos de publicidade.
Exemplos não faltam. Recentemente, reclama um ministro, o governo não soube planejar nem faturar a divulgação de dois dados positivos para o presidente Lula:
O pagamento antecipado da dívida com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e os números da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio) indicando melhor distribuição de renda em 2004.
Nos dois casos, critica esse auxiliar de Lula, o governo tentou faturar a boa notícia apenas depois de sua divulgação, mesmo assim de forma totalmente descoordenada.
Lula espera que o novo secretário de Comunicação, a ser anunciado no próximo ano, acabe com essa falha. Pretende ungi-lo de poderes para tal, devolvendo ao futuro comandante da área o status de ministro.
A partir daí, o presidente sonha acabar com uma situação com a qual não se conforma: seus assessores lhe apresentam tabelas com indicadores melhores do que os da era tucana, mas essa avaliação não estaria chegando à população.
Tudo bem. Talvez o governo consiga, agora, faturar mais suas boas notícias. Mas essa é uma solução cosmética. Afinal, não está aí o principal foco de desgaste petista.
Não há, no planeta, profissional capaz de fazer brilhar a imagem de um governo cujo partido montou um escandaloso esquema de caixa dois, com farta distribuição de dinheiro ilegal entre deputados. Sem falar nas taxas medíocres de crescimento da economia. É preciso mais ação e menos discurso.

No comments: