shared items

Thursday, October 06, 2005

Lucia Hippolito À espera de uma punição minimamente justa

BLOG NOBLAT

"Com a decisão da Corregedoria da Câmara dos Deputados tomada ontem, recomeça a andar o processo que pode resultar na cassação de 16 deputados federais – isto é, se alguns deles não renunciarem ao mandato para escapar da punição.

 

A decisão da Corregedoria de não sugerir punições aos acusados revela boa dose de omissão e de oportunismo político. Em suma, os deputados corregedores não quiseram se comprometer.

 

De qualquer modo, o processo andou. Volta para a Mesa da Câmara, que promete se reunir na próxima terça-feira para tratar do assunto. Bom tema para testar a independência do novo presidente da Casa, o deputado Aldo Rebelo, frente ao Planalto e aos votos que recebeu para se eleger, a maioria deles vinda dos partidos que têm deputados envolvidos no escândalo do mensalão.

 

Mas todos concordamos com as sábias palavras do ministro da Justiça, que afirmou categoricamente que "caixa dois é coisa de bandido".


Portanto, se os deputados confessaram que usaram dinheiro "não contabilizado", se o próprio tesoureiro do PT, Delúbio Soares, declarou que era caixa dois, se quantias retiradas das contas de Marcos Valério não foram contabilizadas nas prestações de contas de campanha dos deputados envolvidos, trata-se, novamente de acordo com o ministro da Justiça, de "coisa de bandido". E bandido se pune com cadeia. No caso da Câmara dos Deputados, com perda de mandato e cassação de direitos políticos por oito anos.

 

Mais delicado é o caso do deputado José Dirceu, que tenta de todas as maneiras escapar da punição. Já conseguiu até retardar o andamento de seu processo através de uma liminar na justiça.

 

Testemunhas recusaram-se a depor no Conselho de Ética da Câmara, e agora o deputado recorre ao Supremo Tribunal Federal para que seu processo seja arquivado, sob o pretexto de que "era deputado, mas estava ministro".

O caso de Dirceu é de autoria intelectual, é de acusação de ser o arquiteto-mor do mensalão, o idealizador do esquartejamento da administração pública entre amigos e apaniguados, o grande timoneiro do projeto de poder do PT pelos próximos 30 anos.


O deputado José Dirceu alega que sua cassação será política. Todas são, deputado. A cassação do ex-deputado Roberto Jefferson foi política, assim como a do ex-deputado André Luiz, acusado de extorsão e de mandar matar desafetos.

 

Enfim, com as acareações acontecendo esta semana e o processo contra os deputados mensaleiros recomeçando a andar, a opinião pública retoma um pouco de alento e volta a acreditar numa punição minimamente justa para os envolvidos no escândalo.

 

Vamos acompanhar."

No comments: