fsp
  BRASÍLIA - A votação do processo de José Dirceu atrasa a cada manobra governista. Por enquanto, só Roberto Jefferson foi cassado. Duda Mendonça confessou um crime em 11 de agosto e apenas ontem a CPI pediu documentos ao embaixador dos EUA.
  Se é possível resumir o ritmo das  apurações do "mensalão", a palavra  mais apropriada é desolação.
  Por que se chegou a esse ponto? Várias razões. A mais relevante é a decisão do governo Lula de operar dentro  da mais tradicional lógica fisiológica  no Congresso. OK, é regra do jogo.  FHC fazia o mesmo e ganhou quase  tudo.
  Mas é necessário registrar a esta altura a inépcia da oposição nos últimos meses. Os principais partidos anti-Lula, PSDB e PFL, cometeram três erros graves ao longo do processo:
  1) medo do impeachment - quando  Duda Mendonça confessou ter recebido dinheiro ilegal, no exterior, para  fazer as campanhas petistas em 2002,  as oposições se reuniram para decidir  o que não poderiam falar. Por exemplo: ninguém poderia insinuar a responsabilidade de Lula. Passou o  "momentum". Não se toca mais no  essencial: o presidente da República  era um inepto completo e não sabia  de onde vinha o dinheiro para sua  campanha milionária?;
  2) tucanos sem asa - quando surgiu  o nome de Eduardo Azeredo entre os  beneficiários do valerioduto, o PSDB  se acovardou. Em vez de propor investigação sobre seu presidente nacional, o tucanato passou a fazer  ameaças bobas do tipo "não mexa  com a gente, senão...". O PSDB não é  um partido, mas um grupo de elite a  procura de uma causa;
  3) fator imponderável - uma ajuda  para derrubar Severino Cavalcanti  era tudo o que o Planalto desejava da  oposição. Na eleição do sucessor, um  caos. Ingênuos, PFL e PMDB se dividiram. Deram a Câmara dos Deputados de presente para Lula.
  Com uma oposição assim, Lula  nem precisa se esforçar tanto na fisiologia. Qualquer CPI vai dar quase  sempre em muito pouco.
   
shared items
Friday, October 21, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Blog Archive
- 
        ▼ 
      
2005
(251)
- 
        ▼ 
      
October
(11)
- Erros táticos e estratégicos
 - FERNANDO RODRIGUES Três erros da oposição
 - CLIPPING '2'1 10 2005
 - Pelo jeito, ele não vai parar mesmo...
 - Vocês acreditam em artista? NÃO! Tutty Vasques
 - VILLAS- BÔAS Sermão de Vavá para a família
 - CLIPPING 11 10 2005
 - A crise e as esquerdas Marco Aurélio Nogueira*
 - Lucia Hippolito À espera de uma punição minimament...
 - Campanha anti-Serra e o padre da estrela Lancellotti
 - Referendo da fumaça
 
 
 - 
        ▼ 
      
October
(11)
 
No comments:
Post a Comment