shared items

Saturday, April 22, 2006

Livro de Mercadante apresenta Lula como estadista

Livro de Mercadante apresenta Lula como estadista

Lula Marques/Folha Imagem
 

 

O senador petista Aloizio Mercadante (SP) lança nesta segunda-feira o livro "Brasil: Primeiro Tempo". Contém o pecado da adjetivação engajada. Lula, por exemplo, é apresentado como um "estadista", cuja "autoridade e competência" é reconhecida pelo "mundo". "Não há líder no planeta que não queira reunir-se com ele", escreve Mercadante, "para trocar idéias e percepções sobre a construção do futuro".

 

À margem dos vícios de retórica, a maior virtude do livro encontra-se em seus trechos mais enfadonhos. São nacos do texto que compõem um minucioso exame comparativo dos três primeiros anos de Lula com os oito anos de FHC. Mercadante promove em 286 páginas, levadas às prateleiras sob o selo da Editora Planeta, um exaustivo cotejo entre os dois governos.

 

É, nas palavras do autor, "a confrontação de dois modelos". Um, "de inspiração neoliberal", e outro, "progressista". A obra coleciona informações e estatísticas das duas eras. O PSDB decerto terá dados diferentes a exibir. Segundo a lição de Disraeli (1804-1881), resgatada na autobiografia de Mark Twain, "há três espécies de mentiras: mentiras, mentiras deslavadas e estatísticas".

 

Assim, é razoável supor que, a partir da divulgação da "verdade" de Mercadante, o tucanato também apresente a sua "verdade". Terá de fazê-lo, porém, com números, a exemplo do senador petista. E o (e)leitor escolherá, entre as duas "verdades", aquela que lhe pareça mais plausível. O que há de relevante no livro é que, ao dar contornos numéricos às gestões de Lula e de FHC, o trabalho introduz algo sólido num debate que, até aqui, perde-se em gasosos discursos eleitorais.

 

A julgar pelos números reunidos por Mercadante, um Lula de três anos (2003-2005) vale mais do que um FHC de oito (1995-2002). No levantamento composto pelo senador, a gestão atual prevalece sobre a anterior em todas as áreas, da política externa à econômica, passando pela social. Veja aqui um quadro comparativo, que foi inserido entre as páginas 229 e 233 do livro.

 

Eis alguns exemplos empilhados no texto de Mercadante: Sob Lula, a taxa anual de crescimento das exportações foi de 25,1%, contra 4,2% de FHC. O saldo comercial acumulado em três anos de Lula resultou em superávit de US$ 103,8 bilhões, contra um déficit de US$ 8,7 bilhões anotado nos oito anos de FHC. A taxa de "desemprego aberto", que crescera 35% na gestão FHC, teria diminuído 9,83% sob Lula. Também a taxa média de crescimento do PIB teve desempenho menos constrangedor sob Lula (2,54%) do que sob FHC (2,31%).

 

Antecipando-se ao contra-ataque tucano, Mercadante anota na página 26: "Alguns críticos argumentam que o governo está aproveitando conjuntura internacional favorável. É verdade. Porém, as exportações brasileiras vêm crescendo num ritmo bem superior à média global. Nesses três anos do governo Lula, estima-se que as exportações mundiais tenham crescido cerca de 60%, ao passo que as exportações brasileiras aumentaram 96%".

 

Entre 95 e 96, "auge do Plano Real", anotou Mercadante, com "a economia internacional em expansão e os preços externos mais favoráveis", as exportações brasileiras foram tonificadas em 9,6%, contra um incremento de 26% nas exportações mundiais.

 

Para Mercadante, o governo Lula mudou "a qualidade do nosso desenvolvimento". "Não é tudo o que gostaríamos de ter feito", escreve. "Mas não é pouco." O senador dedica um capítulo à "redução" da inflação, iniciada sob FHC, e ao "controle" do flagelo da escalada de preços, assegurado sob Lula. A análise consta do capítulo número quatro, que você pode ler aqui, enquanto aguarda pelas "verdades" do PSDB.

Escrito por Josias de Souza às 00h06

1 comment:

Anonymous said...

Get any Desired College Degree, In less then 2 weeks.

Call this number now 24 hours a day 7 days a week (413) 208-3069

Get these Degrees NOW!!!

"BA", "BSc", "MA", "MSc", "MBA", "PHD",

Get everything within 2 weeks.
100% verifiable, this is a real deal

Act now you owe it to your future.

(413) 208-3069 call now 24 hours a day, 7 days a week.