shared items

Thursday, June 29, 2006

REINALDO AZEVEDO A patrulha dos petralhas e André Gide

A patrulha dos petralhas e André Gide

Vocês acreditam que os petralhas tentaram aparelhar até o meu blog, a exemplo do que fizeram com a entrevista que dei ao Observatório da Imprensa? Alguns já mandaram mensagens me esculhambando — em vez de discordar disso ou daquilo, como seria razoável — e, claro, eu não as publiquei. Sim, este blog tem um Poder Moderador: "Eu". E agora estão protestando. Revista, vá lá, é coisa cara de fazer. Eu até compreendia, na extinta Primeira Leitura, que alguns "exigissem" que suas mensagens de desaforo fossem publicadas — nunca cedi. Mas blog? É de graça! O cara que faça o seu se acha que me xingar é uma coisa importante. Se eu me ofender, processo. Simples e democrático. A privatização promovida pelo governo FHC, felizmente, propiciou o grande desenvolvimento da tecnologia da informação, democratizando-a. O mais engraçado que tentam me encostar na parede apelando a meu "espírito democrático". Rá, rá, rá. André Gide tem uma frase interessante — que não vai entre aspas porque reproduzo apenas o sentido: não permitirei que outros, em nome dos seus princípios (ou falta deles), me neguem o que eu jamais lhes negaria em nome dos meus. Entenderam? Se vai entrar na minha casa, não vai me xingar. Afinal, nem mesmo posso dar uma muqueta no nariz do cretino. Isso não impede que o petralhismo possa me ler. Mas vai ficar quietinho, como um cão tolerado pela gerência. Ou aprender a debater sobre duas patas. Sei que assim não ganho adeptos para as minhas supostas causas. Não sou pastor de ovelhas, de almas ou de metáforas.

No comments: